Powered By Blogger

domingo, 27 de dezembro de 2009

NATAL DOS IDOSOS - 19 de Dezembro de 2009








































O Núcleo de Voluntariado colaborou, mais uma vez, no Natal dos Idosos.









domingo, 20 de dezembro de 2009

Voluntariado: uma aposta entre os jovens


Publicado: 15.12.2009 12:53 (GMT)

"Voluntariado cresce entre os jovens que procuram primeiro emprego. Muitos fazem-no por opção, pelo simples gosto de ajudar, mas cada vez mais, há também os que se dedicam ao voluntariado de forma a enriquecer o curriculum.
São cada vez mais os jovens que se dedicam ao
voluntariado, em particular os estudantes e os jovens trabalhadores, com um nível de escolaridade superior à média nacional e que entraram recentemente no mercado de trabalho.Os Doutores Palhaços trazem alegria às crianças hospitalizadas



Mariana, 23 anos, é voluntária desde os 19. Para ela, o voluntariado pode ser descrito como um "egoísmo solidário" por haver uma relação de inter-ajuda. Ao apoiar os doentes nesta fase complicada da sua vida, levando esperança à angústia que os atormenta, Mariana sente uma calma e uma satisfação que encara como uma ajuda a ela própria.


O voluntariado jovem tem crescido não só dentro das instituições nacionais mas também a
nivel internacional. Na última década, milhares de jovens portugueses partiram para outros continentes, sobretudo para a África Lusófona, mas também para o Brasil e Timor, ao serviço de projectos de cooperação para o desenvolvimento das populações mais desfavorecidas. Trata-se de projectos em áreas diversas, como a Educação, a Saúde e a Animação Juvenil e Comunitária.
Para muitos jovens, esta actividade é vista como uma forma de adquirir experiência e um primeiro contacto com uma realidade que lhes permita criar competências pessoais e valorizar o próprio curriculum. Com a crescente taxa de desemprego entre os jovens, são principalmente os recém-licenciados que se dedicam ao voluntariado. Enquanto não encontram trabalho na área à qual dedicaram anos de estudo, sentem-se úteis como voluntários.
Para além do sentido de utilidade social que o voluntário dá às suas vidas, vêem alargadas, reconhecidas e valorizadas as suas competências e perspectivas de futuro. "Enquanto esperava pelo primeiro emprego, queria adquirir experiência profissional num hospital. Ao fim de algum tempo comecei a gostar tanto deste trabalho que gostaria que aquilo que, no início, considerei uma simples experiência se venha a tornar numa profissão", refere João, 24 anos, voluntário no
IPO do Porto.
São, de facto, muitos os jovens que vêem no voluntariado um forma de enriquecer o curriculum. Esse é um dos factores para que sejam cada vez mais eles a aderir a esta actividade mas para muitos o voluntariado não passa disso mesmo. Carla, 23 anos, é exemplo disso. "Comecei a fazer voluntariado há pouco tempo porque acabei o curso e não consegui encontrar emprego na minha área. Achei que com o voluntariado essa busca tornava-se mais fácil porque era uma mais-valia no curriculum, principalmente porque tirei enfermagem e na área da saúde o voluntariado é ainda mais importante. Mas quando conseguir encontrar trabalho como enfermeira vou deixar de fazer voluntariado. Foi uma experiência enriquecedora mas não pretendo continuá-la."
Mariana concorda que há muitos jovens a fazer voluntariado não pelo simples prazer de ajudar mas como uma ponte entre a faculdade e o mercado de trabalho. No entanto, acredita que a maior parte dos jovens que fazem voluntariado fazem-no com o objectivo de minorar os problemas sociais e com um intuito solidário.
"Cada vez mais os jovens têm consciência, em grande parte por experiência própria, de que é preciso ajudar os outros e que isso é uma forma de nos ajudarmos a nós mesmos. Já toda a gente, infelizmente, teve alguém próximo numa situação de doença e sabe que qualquer pessoa nessa situação precisa de apoio, independentemente da classe social. Esse apoio é insuficiente se vier apenas da parte da família ou dos docentes hospitalares."
Foi esse motivo que levou Mariana, aos 19 anos, a aderir ao voluntariado. "Como já tive uma triste experiência de cancro na família, achei que poderia ajudar as crianças hospitalizadas na tentativa de conseguir fazer com que, pelo menos naquelas horas os problemas sejam esquecidos e brinquem como crianças que são."
O ritmo igual dos dias das crianças hospitalizadas é, de facto, interrompido todas as semanas pela chegada do grupo de voluntariado. Lêem-se livros, contam-se histórias, arrancam-se sorrisos àquelas crianças que ansiosamente aguardavam pelos seus amigos voluntários. "Ainda bem que chegaram. Tenho desenhos novos!", grita Luís, 8 anos. Há muito espera por fazer um transplante e, enquanto essa data não chega, os seus dias têm-se passado pelos corredores do IPO.
Portugal continua a ter a taxa de voluntariado mais baixa da Europa
Apesar do crescimento evidente do voluntariado em Portugal, em comparação com o resto da Europa, a percentagem de pessoas que se dedica a esta actividade é ainda muito reduzida. A percentagem de voluntários em Portugal está na ordem dos 16%, enquanto a média europeia é de 38%.
As taxas de voluntariado mais elevadas encontram-se nos países nórdicos, nomeadamente na Suécia e na Dinamarca em que mais de metade da população é voluntária. Na Europa 100 milhões de pessoas são voluntárias e destas apenas 50 mil são portugueses, um número com tendência para crescer, principalmente graças ao aumento do voluntariado jovem.
Este crescimento poderá ter um impacto positivo sobre a economia nacional dado que, embora normalmente seja menosprezado, o voluntariado representa um contributo fundamental para o produto nacional de uma economia. Este contributo é com frequência omitido nas estatísticas nacionais, pelo facto de nem sempre ter por base a troca de bens com valor monetário e não haver um método uniforme para aferir o seu valor económico.
Nos casos em que foi aferido, verifica-se que o valor económico do voluntariado e o seu contributo para a economia são relevantes. No Reino Unido, por exemplo, o valor económico do trabalho voluntário é calculado em 7,9% do PIB, sendo de 39% a percentagem da população que tem parte activa.
O papel do voluntariado é cada vez mais reconhecido como uma actividade complementar à actuação das instituições públicas e que traduz muita daquela que é a dinâmica de participação dos indivíduos na vida em sociedade. Imagem alusiva ao voluntariado

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), "a solidariedade que se expressa através do voluntariado é um forte instrumento para a construção da paz e da justiça no mundo".
Ainda que nem todos os jovens voluntários encarem esta actividade como uma vocação e se revejam nos princípios defendidos pelo voluntariado, o certo é que, muitos deles, acabam por dedicar-se de corpo e alma ao voluntariado e depois de o iniciarem dificilmente conseguem largá-lo. "Além da realização pessoal, sinto-me muito orgulhosa por pertencer a um movimento mundial, em cujos princípios me revejo, mais especificamente na sua neutralidade e universalidade", conclui Mariana.
É com esta atitude que todas as semanas enche as salas do Hospital São João e do IPO de alegria, levando esperança aos doentes, enxugando lágrimas, partilhando o que há de belo e de bom com aqueles que, motivados pela doença, podiam desanimar, mas que adoptam uma atitude mais positiva graças ao apoio daqueles jovens".


Texto:Sara Soares
in Jornalismo Porto Net

Banco Alimentar Contra a Fome


O Núcleo de Voluntáriado e o Grupo Sócio Caritativo da Paroquia de Almodôvar colaboraram mais uma vez na Recolha do Banco Alimentar Contra a Fome.

O total da recolha foi de 1868Kg.

Obrigada a todos os que colaboraram .

domingo, 13 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS



Os Voluntários da Associação Ajuda a Sorrir desejam a TODOS um Santo Natal e um Bom Ano Novo.